Ermida pode passar para Alto do Rebentão

A população de Parada escolheu o Alto do Rebentão para transferir a ermida do Santo Antão da Barca, que ficará submersa após a construção da barragem do Baixo Sabor.

O local foi proposto, desde início, pela maioria dos populares, Junta Fabriqueira, Junta de Freguesia de Parada, EDP e outros actores envolvidos no projecto de mudança do santuário.

O local escolhido é considerado o melhor, já que o santuário ficará num pequeno monte, o qual ficará cerca praticamente cercado de água, aquando do enchimento da barragem do Baixo Sabor”, disse Berta Numes, presidente do município alfandeguense.

“Neste momento, faltam acertar alguns pormenores, os quais estão ser analisados pela Confraria do Santo Antão, o pároco local e EDP”, afiançou a autarca.

Em discussão está, igualmente, a mudança da praia fluvial existente naquele local, a qual renascerá, ao que tudo indica, junto ao santuário.

Este ano, a festa em honra do Santo Antão da Barca, no mês de Setembro, ainda se realizará no mesmo sítio. Quanto a 2011, começam a surgir duvidas, já que o imóvel poderá estar em fase de mudança.

Fonte:  Jornal Nordeste